Entretenimento · Livros

Sobre 24 do Pedro Guerra e o Wattpad

No início desse ano, o escritor caxiense Pedro Guerra lançava pela primeira vez um livro na plataforma digital Wattpad. Tendo como título inicial “24”, o romance foi renomeado como “24 – Faísca” após a bombástica notícia de que o livro teria continuação – “48”. A história é narrada pelo ponto de vista de Thomas, um jovem que volta à sua cidade natal – Porto Tempestade (a mesma do livro lançado em 2015 “Precisava de Você”) – após alguns anos longe. Lá, ele reencontra sua antiga paixão: Henry. Porém, embora fosse um amor do passado, Henry não era exatamente a pessoa mais adequada para Thomas, e nessas 24 horas narradas no livro podemos perceber um pouco do porquê.

01

Sinopse: “Verão. Thomas volta para a sua cidade natal após alguns anos, desta vez já adulto. Em seu segundo dia em Porto Tempestade, o que ele menos esperava era quebrar aquela promessa. Havia jurado que não se apaixonaria outra vez, que não se renderia a qualquer situação que não pudesse controlar. Mas – e sempre existe um mas – Henri estava ali. Ainda. De novo. E então, tão rápido quanto um cigarro tragado com pressa, Thomas soube que ele trazia consigo todas as cores necessárias para colorir o seu mundo preto e branco.”

Para quem não conhece o Wattpad, o mesmo é uma espécie de rede social literária, que contém diversos livros e contos gratuitos, que podem ser lidos por qualquer usuário cadastrado, que também pode postar livremente.

2

As obras podem ser postadas por capítulos, como no caso deste livro, e o leitor tem a possibilidade de ir acompanhando a história e interagindo com o escritor simultaneamente, um dos pontos que eu adorei nessa plataforma digital. A cada atualização dos livros em sua biblioteca – sim, você cria uma biblioteca de livros digitais! – você recebe notificações, ficando bem fácil de acompanhar suas leituras. Você também pode curtir e comentar nas histórias, além de conseguir fazer “comentários interativos”, selecionando a frase exata que lhe chamou a atenção e criando uma observação nela, que pode ser lida por qualquer um. Além disso, o seu progresso de leitura fica salvo em seu perfil, assim cada vez que você volta em um livro que estava lendo, ele continua do ponto onde você parou de ler anteriormente.

3

Outro ponto que achei sensacional foi a possibilidade de transformar citações em imagens, e compartilhá-las.

4

O aplicativo pode ser baixado no celular, então você pode ler em qualquer lugar, sem precisar carregar o peso de um livro, algo que achei bem prático – porém já estou implorando uma versão física de “24” para chamar de minha e guardar na minha estante. Tenho muita dificuldade com livros digitais, principalmente PDF, por ter que ficar dando zoom, arrumando, além de parecer cansar os olhos. Mas no Wattpad a leitura é adequada à página, a fonte é grande e gosto de poder acompanhar meu progresso, que é mostrado, seja quanto já foi lido de cada capítulo quanto do livro.

Voltando à história, eu nunca tinha lido um romance protagonizado por pessoas do mesmo sexo, mas isso não influenciou de forma alguma a leitura da história. Da mesma forma como acontece sempre que um romance é bem escrito, consegui me identificar com as personagens, sentir sua dor, além de ficar com raiva das suas babaquices.

A escrita do Pedro, como sempre, é impecável e muito bem trabalhada, a trama é cuidadosamente esculpida, com metáforas geniais que tiram nosso fôlego. A história acompanha as 24 horas do reencontro dos personagens, e se passa de uma forma tão interessante que provavelmente esse é o tempo que você demorará para ler o livro – um dia – pois ficará tão fascinado com a história que não conseguirá largar o livro.

Acho que em partes essa foi a graça do lançamento do livro no Wattpad: embora estivéssemos viciados no livro como Thomas em Henri, o escritor nos fazia esperar até o próximo lançamento de capítulo para saber o destino das personagens – sorte a sua que vai ler a história agora que tudo já está postado, sem o sofrimento da espera.

Os sentimentos foram descritos de forma tão precisa que nos solidarizávamos com as personagens, querendo opinar em sua trama, revisitando juntamente com elas o passado e os seus monstros, sofrendo e querendo matar o escritor por não obedecer ao que nossas vontades o mandavam fazer.

5

Para finalizar, caso você não tenha entendido, eu SUPER amei o livro, mostra um novo caminho que se abre na escrita de Pedro Guerra, que, novamente, nos presenteia com uma história maravilhosa. Se você ainda não leu, corre logo para o Wattpad mais próximo e se cadastra, o aplicativo é sensacional e você não vai se arrepender. E não esquece de clicar na estrelinha no final de cada capítulo caso você tenha gostado, além de comentar e compartilhar as citações! Os escritores agradecem!

E aí pessoal, já leram algo no Wattpad? E com relação ao Pedro Guerra? O que vocês acham?

Muito obrigada por tudo!

 

Beijinhos!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s