Saúde

10 dicas para lidar com a ansiedade e a depressão

 

img_2862

Do jeito que andam as exigências hoje em dia, a pressão e todos os problemas de segurança, é difícil alguém não sentir ansiedade, nervosismo, ou esses sentimentos ruins de vez em quando. A situação piora quando a depressão, a doença do século, se instala na gente. Sabe aqueles dias em que estamos ansiosos, com a energia baixa ou meio tristinhos? Então, hoje eu vim trazer dicas para superarmos esses momentos difíceis!

  1. Entenda que você não é a única pessoa que se sente assim e está tudo bem

Algo que foi fundamental para que eu entendesse que a minha situação não era a única nem a pior do mundo foi ler o que outras pessoas compartilhavam. Existem diversas páginas no Facebook, por exemplo, com mensagens motivadoras, além de vários livros, sites e muitos outros meios que retratam os problemas da ansiedade, depressão e problemas desse tipo. Você não é anormal por se sentir assim e há uma saída para você viver melhor, tenha certeza.

  1. Beba algo lentamente, respire profundamente e lave o rosto

Beber algo quente, como um chá, ou, caso você não goste, um copo de água gelada, bem devagar, respirando fundo, vai ajudar você a se acalmar. Seus batimentos vão ficar mais lentos e, prestando atenção na respiração, os pensamentos também podem se aquietar. Vale a pena também lavar o rosto, sentindo a água nele. São coisas pequenas, mas que ajudam muito.

  1. Faça uma atividade que te dá prazer

Sabe aquele hobby que deixamos de lado na correria? Pintura, dança, desenho, leitura, filmes, séries, qualquer coisa que te faça bem. Tente se distrair dos problemas e focar em outra coisa. Quanto mais foco damos a um problema, maior ele vai se tornando, então procure uma atividade que te dê prazer e foque nela.

  1. Escute músicas que você gosta

Pode começar com alguma música mais calma e feliz, para ajudar a te tranquilizar, quem sabe até alguma música de yoga que tem na internet, um mantra, e depois você pode ouvir uma música que te dê uma sensação boa, que te deixe alegre. Preste atenção na letra, cante junto e até dance se te der vontade!

  1. Converse com alguém que te faz bem, de preferência pessoalmente

Como eu disse na primeira dica, você não está sozinho nessa, e provavelmente nem na sua vida. Quanto mais nos isolamos, menos caminhos vemos para sair dessa situação, por isso é importante você dividir com alguém o que você sente. Se não quiser dividir no momento, apenas bata um papo com alguém que você gosta, para você se distrair e ter aquela sensação boa proporcionada por uma boa conversa.

  1. Pratique yoga ou meditação

Quando eu era mais nova, achava que não conseguiria fazer yoga por eu ser muito agitada. Aí está o erro, justamente pela minha euforia que essa atividade me trouxe um efeito gigantesco. Tive a feliz experiência de apresentar o yoga para várias pessoas que gostaram, então fica aqui uma motivação para você procurar essa atividade também. Não tem dinheiro para investir? Tudo bem, pois na internet há vários vídeos, além de um aplicativo maravilhoso que eu baixei, mas que infelizmente é em inglês, o Track Yoga. Vale super a pena conferir! Aqui tem um link de um post que eu fiz citando cinco motivos para praticar yogaOs exercícios respiratórios tanto da yoga quanto da meditação vão ajudar você a se acalmar e se sentir muito melhor, além de proporcionarem o autoconhecimento, ponto chave para uma vida tranquila e equilibrada.

  1. Pratique um esporte ou atividade física

Atividades físicas liberam a endorfina, substância que traz a sensação de prazer e bem-estar, além de ajudarem a dormirmos melhor, um grande problema para quem sofre de ansiedade ou depressão. “Ah, mas eu já tentei ir para a academia, jogar vôlei e não gostei”. Tudo bem! Existem diversas atividades físicas e é normal que não gostemos de algumas, você só precisa encontrar a ideal para você! Pense no que você gosta e não gosta e ache algo que você se identifique. Com relação à musculação, tive que passar por diversas academias até achar o ambiente, instrutores e pessoas com as quais eu mais me adaptava. Vale a pena fazer testes e quem sabe você ache o melhor para você! Aqui tem um post que fiz te mostrando algumas opções, e vou deixar dois links te mostrando o quão bem atividades físicas fazem: um do BemStar e um Cardiomed!

  1. Pense em todos os motivos pelos quais você é grato

Está aqui um exercício que deve ser diário e ao qual estou começando a me adaptar! É incrível a quantidade de coisas pelas quais deveríamos ser gratos em nossa vida. Claro que cada um tem seus problemas, mas, ao analisar o todo, olhando para além dos nossos próprios, vemos como existem coisas piores. Algumas coisas pelas quais podemos ser gratos são, por exemplo: acordar mais uma vez, ter pessoas queridas ao nosso redor, casa, comida, bebida, roupa, nossos pets, enfim! A lista é gigantesca! Pense nas coisas boas que aconteceram hoje, ontem, nos últimos dias, e tenha certeza de que, por mais que tenhamos desafios, a vida é muito boa!

  1. Procure entender o que te deixa assim e como a situação poderia melhorar

Evitar os problemas não vai fazer com que eles vão embora, então, quando não estiver no auge da crise, tente entender o que te perturba, por que e como você pode resolver. Vale pedir ajuda para ter a sugestão de novos caminhos. Se você não tiver alguém de confiança, vale a pena procurar um psicólogo. Dinheiro que usamos com nossa saúde não é gasto, é investimento numa melhor qualidade de vida.

  1. Se enxergue como um guerreiro, não uma vítima

Você sobreviveu até agora, passou por todos os problemas e deu um jeito. Você tem a capacidade de superar todos os desafios, basta acreditar! Enquanto você se enxergar de maneira negativa, você diminuirá seu potencial e ficará mais difícil transpor os obstáculos. Então, está na hora de enxergar a força que há em você e procurar ser feliz!

Espero que essas dicas sejam capazes de ajudar mais pessoas, então, caso tenha gostado, compartilhe! Deixe nos comentários sugestões e situações pelas quais você passou que eu vou adorar ler!

Muito obrigada por tudo, pessoal!

Beijinhos!!!

Anúncios

2 comentários em “10 dicas para lidar com a ansiedade e a depressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s