Entretenimento · Filmes

5 filmes para celebrar o Dia da Matemática

 

Dia 6 de maio é considerado o Dia Nacional da Matemática, em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Para quem não sabe, eu curso Licenciatura em Matemática (já assistiu meu vídeo com umas dicas especiais? Clique aqui!), então nem preciso dizer que considero esse dia mega especial, né? Filmes + Matemática então, é o combo perfeito! ❤ Ficam aqui as sugestões de 5 filmes para celebrar o Dia da Matemática!

Uma Mente Brilhante – 2001

1

Esse é um dos filmes mais recomendados na lista de “filmes para quem gosta de Matemática”, haha. Ele mostra a história de um homem com muito potencial, mas que acaba enfrentando problemas com sua “mente brilhante”. A história foi baseada na biografia de John Nash, escrita por Sylvia Nasar. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme.

Sinopse: John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele acaba sendo premiado com o Nobel.

A Prova – 2005

2

De algum jeito que desconheço, nunca havia falado desse filme! Quando estava pesquisando acabei me deparando com ele e me apaixonei de cara, já que no seu elenco encontramos Anthony Hopkins, Gwyneth Paltrow, Jake Gyllenhaal. A história parece ser bem emocionante, mostrando a filha de um gênio que acaba ficando com esclerose e seu medo de ficar como o pai.

Sinopse: Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem atormentada pelos anos em que esteve cuidando de seu pai, Robert (Anthony Hopkins), um gênio da matemática que sofria de esclerose no fim da vida. Temendo enlouquecer que nem seu pai, Catherine se afasta de todos e vive isolada em sua casa. Na véspera do seu aniversário de 27 anos reaparece em sua vida Claire (Hope Davies), sua irmã, e Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno de Robert. Hal deseja pesquisar nos 103 cadernos escritos por Robert em seus anos de esclerose, desejando encontrar algo que possa ter alguma lógica, mas também se interessa por Catherine. Já Claire chega à cidade desejando vender a casa da família e fazer com que Catherine more com ela em Nova York.

Alexandria (Agora) – 2011

3

Vamos falar das mulheres na Matemática? Hipátia foi uma professora da época, influenciada por seu pai, famoso filósofo, astrônomo e mestre de matemática no Museu, ela se destacou no cenário intelectual. Devido aos seus ideais (sua crença neoplatônica, sua religiosidade vista como pagã, seus pontos de vista sobre o Cosmos), o patriarca Cirilo provocou boatos sobre ela. Como resultado destes boatos, Hipácia foi violentamente atingida por um grupo de cristãos repletos de ódio, que a mataram e queimaram seu corpo.

Sinopse: Em Alexandria, no ano de 391, Hipátia é professora de astronomia e matemática, além de filósofa. Um dos seus alunos, Orestes, está apaixonado por ela, assim como o seu escravo Davus. Juntos, eles deverão lutar contra extinção da biblioteca local e outras grandes instituições, que não devem sobreviver quando o Cristianismo ganha poder político na cidade.

Matemática do Amor

4

Sendo uma lista minha não poderia faltar um romance, né? Haha. Mona (interpretada pela maravilhosa Jéssica Alba) desistiu da vida após a perda do seu pai. A única coisa para qual manteve ânimo foi a Matemática, maior vínculo que seu pai deixou pra ela. Ela é convidada para dar aulas na escola onde estudou, e é quando sua vida começa a mudar.

Sinopse: Mona Gray é uma jovem de vinte anos, solitária, que decidiu por estudar matemática quando seu pai estava doente. Hoje professora, ela deseja auxiliar seus alunos em suas próprias crises.

Estrelas Além do Tempo – 2017

5

Para finalizar, não poderia deixar de fora meu novo queridinho! Indicado ao Oscar em 3 categorias (Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado), o filme narra a história ~real~ de 3 cientistas negras que trabalham na NASA. Certamente é uma história de superação e empoderamento, assuntos tão pertinentes atualmente <3. Além disso, o elenco é sensacional!

Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

Menções honrosas (porque recomendações de filmes nunca são demais):

“O Quarto de Fermat “, “Quebrando a Banca” e “Gênio Indomável”.

 

Imagens e sinopses extraídas do site Adoro Cinema.

 

Espero que vocês tenham gostado das recomendações! Tem algum filme que vocês acham que ficou de fora da lista? Deixe nos comentários!

Muito obrigada por tudo, pessoal!

Beijinhos!!!

Anúncios

20 comentários em “5 filmes para celebrar o Dia da Matemática

  1. Faço Doutorado em Química, mas atuo fortemente em Teórica, envolvendo então muita Matemática.
    Era minha matéria preferia antes de prestar o vestibular, inclusive fui aprovado à época, mas escolhi Química mesmo.
    Muitos parabéns pela página. Gostei muito de você ter colocado essas sugestões.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sou professor de matemática e um investidor em sala de aula. Hoje nossos jovens têm pouco interesse para estudar. Mas nós educadores somos responsáveis por buscar algo que torne tudo isso empolgante, e filmes são ótimos aliados. Outra sugestão de filme é tbm “O JOGO DA IMITAÇÃO”.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, Camila! Tudo bem?

    Ótima dicas de filmes. Uma mente brilhante está no meu top 10 filmes matemáticos. A sua última dica não assisti ainda. Creio que vi no Netflix rapidamente, mas não dei atenção devida por estar vendo outras séries. Resolverei isso hoje (risos).

    Parabéns por divulgar a Matemática.

    Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s