Ano novo, metas novas. Ou não. Muitas vezes passamos anos com os mesmos objetivos, porém sem grandes progressos. Seja lá qual for sua razão, certamente é possível trabalhar para que haja pelo menos um pouquinho de avanço.
1. Tenha metas realistas
A gente quer muitas coisas nessa vida, mas às vezes é preciso colocar os pés no chão para evitar a frustração. Ao longo do tempo, fui aprendendo a não pegar tão pesado comigo mesma. Por exemplo, ao invés de ter como objetivo parar de tomar refrigerante, eu busco reduzir a quantidade que tomo. Assim, não me torturo tanto e acabo me animando por conseguir. Você pode especificar mais, por exemplo: tomar refrigerante apenas uma vez por semana.
2. Anote-as no papel
Por mais que minhas metas nos últimos anos tenham sido parecidas, eu busco sempre anotá-las. Assim, quando chega no final do ano, consigo visualizar o que eu almejava no início do ano e quais metas atingi.
3. Reveja-as com certa frequência
Aqui está mais um motivo para escrevê-las. De vez em quando precisamos olhar nossa listinha para ver se obtivemos progressos ou não. Vale a pena escolher alguns itens iniciais para ir colocando na rotina e, aos poucos, ir acrescentando outras metas. Mas lembre-se da primeira dica e não tente começar tudo de uma vez.
4. Lembre-se de que todo dia é dia para recomeçar
Seja na segunda, terça ou sexta-feira, você pode sempre se desafiar a começar. Não espere sempre o início da semana, do mês ou seja lá qual desculpa criamos pra procrastinar, pois assim você vai se sabotando. Crie metas pequenas e objetivas e trabalhe nelas a qualquer hora!
5. Crie um “plano de metas”
Eu gosto MUITO de ter algum auxílio visual para o meu progresso, assim, acabei criando um calendário como estratégia. Você pode adaptar ele para suas próprias metas. Para mim, a princípio, servirá para analisar quão saudável estou. Ele possui 7 colunas/itens que analisarei ao longo do ano.
Clique aqui para baixar o calendário: Calendário de metas
Fiz um desenho para simbolizar cada aspecto no primeiro quadrinho das linhas (não coloquei foto pois minhas habilidades para desenho são limitadas, haha). Os itens analisados foram:
- beber água;
- comer frutas;
- comer vegetais (aqui incluí saladas, verduras, legumes…);
- fazer exercícios físicos;
- meditar;
- meu humor;
- meu peso.
Não pretendo me pesar todos os dias, mas é bom anotar em diferentes datas para verificar as variações. No humor criei minha própria escala. Nos demais, marco se fiz no dia ou não.
Você pode adaptá-lo para séries, filmes, lazer, dinheiro. Enfim, sinta-se livre para utilizá-lo de acordo com as suas necessidades.Você pode também se programar ao longo do mês, do dia ou da semana. Para ajudar na organização, clique aqui e veja o post sobre o assunto que fiz anteriormente.
Espero que 2018 seja um ano de muitas realizações e que você lembre sempre da importância da organização!
Muito obrigada por tudo!
Beijinhos!!!