Culinária · Gluten Free

Mês da conscientização celíaca: 5 receitas sem glúten

Maio é o mês da consciência celíaca. A doença celíaca é a atualmente “famosa” intolerância ao glúten. O glúten é uma substância que pode ser encontrada em diversos produtos, incluindo o tão conhecido e utilizado trigo. A farinha de arroz é uma ótima aliada para receitas que utilizariam farinha de trigo, como pães, bolos, massas… Outro ingrediente que eu normalmente acrescento nas receitas, mesmo que não esteja indicado, é a goma xantana, para ajudar a tornar a massa mais macia, uma vez que o glúten teria essa função.

Há aproximadamente um ano eu descobri que sou celíaca e, minha alimentação, que já tinha restrições devido à intolerância à lactose, teve que ser novamente adaptada. Uma coisa importante para manter em mente é que as receitas não terão o mesmo gosto das com glúten, pois os ingrediente são diferentes, porém isso não quer dizer que não sejam deliciosas. Quando a gente aceita isso, tudo fica mais fácil! Abaixo, seguem 5 receitas da internet que eu testei e aprovei, pra ajudar pessoas que também estão passando por essa adaptação (clique nos títulos para acessar as receitas)!

1. Receita de Pão com farinha de arroz (sem glúten) – TudoReceitas

O pão sem glúten é uma das receitas mais difíceis de acertar o ponto. Tem dias que meu pão fica uma maravilha e, em outros, poderia quebrar a cabeça de alguém, haha. Eu gosto dessa receita pela praticidade. É feita como um bolo, até o fermento utilizado é de bolo, então não precisa esperar crescer.

2. Massa de pizza – Receita Esperta

Pizza é uma das minhas comidas preferidas, então é algo que me fez muita falta. Existem misturas prontas ótimas, assim como a de pão, porém, certo dia dia, não consegui encontrar no mercado que sempre comprava, então resolvi pesquisar na internet. Encontrei essa receita maravilhosa, com o mesmo gostinho da mistura pronta que compro!

3. Waffles e Panqueca Americana – Sem glúten sem lactose

Comi um waffle sem glúten maravilhoso em um restaurante e depois pensei: será que consigo fazer em casa? Minha torradeira vinha com a opção para waffles então busquei a receita. Essa dá muito certo, tanto para waffles doces quanto salgados, por isso gostei bastante. Para panquecas, prefiro a receita a seguir!

4. Panqueca sem glúten – com farinha de arroz – Tudo gostoso

Essa panqueca é extremamente simples e fácil: farinha de arroz, leite e ovos. Super prática e fica uma delícia. Fica ótima com recheios doces ou salgados. Se você quiser, pode adicionar sal.

5. Receita de Bolo de chocolate com farinha de arroz – TudoReceitas

Esse bolo é uma das minhas receitas preferidas, ele fica fofinho e delicioso. Já recheei ele para fazer torta de brigadeiro e ficou muito bom!

Dicas:

  • Eu tenho a sensação que quando a gente pesquisa por “receita de xx com farinha de arroz”, ao invés de “receita de xx sem glúten”, os resultados são melhores, haha.
  • As receitas ficam mais líquidas mesmo, é melhor para não ficar ressecado!
  • Todas essas receitas podem ser adaptadas para uma versão sem lactose!

 

Muito obrigada por tudo, pessoal!

Beijinhos!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s