Metas, Organização

Planilha de Organização Financeira

Sejam muito bem-vindos ao 2° trimestre de 2022! Não sei como foi para vocês, mas minha organização financeira no 1° trimestre foi um verdadeiro desastre! Diria que é meu ponto fraco e eu acabo não colocando em prática nada do que aprendo.

Enrolei um trimestre inteiro mas finalmente minha planilha financeira ficou pronta! Uhul! Gostei tanto dela que quis vir compartilhar!

Planilha de Organização Financeira (Clique aqui para baixar)

Vocês vão encontrar 5 modelos que podem ser utilizados. Vou explicar cada um abaixo, mas vocês podem ir mexendo e descobrindo sozinhos, haha.

São 5 modelos que você pode utilizar!

Gastos Fixos

Aqui a ideia é planejar antecipadamente os gastos!

A primeira parte é para você ter um panorama geral dos seus gastos! Talvez, se você for perdido como eu, não vai conseguir ter uma noção exata, mas vá atualizando essa planilha ao longo do tempo, conforme for analisando os gastos mensais.

Essa parte está divida em algumas categoriais que costumam fazer parte do meu orçamento, mas é claro que você pode adaptar para a sua vida!

Além dos gastos mensais, coloquei também uma parte para gastos semestrais e anuais, mas você pode adaptar para o período de tempo que for melhor para você. Aqui, por exemplo, eu vou colocar as vacinas da minhas cachorras (anuais). Você pode colocar IPVA, IPTU, seguros, matrículas… Enfim, vai da realidade de cada um!

Também há espaço para gastos semestrais e anuais (mas você pode usar o período de tempo que preferir!)

Cartão de Crédito

No título, onde diz “MÊS”, você substitui pelo mês em questão!

Uma grande parte dos meus gastos é no cartão de crédito e eu nunca sei como organizar na planilha mensal, então decidi fazer um modelo onde eu analiso apenas gastos no cartão, de acordo com a categoria. Talvez essa planilha seja desnecessária para você, mas acredito que usarei muito hehe

A ideia é que, ao final, eu contabilize os gastos por categoria (como é automaticamente calculado no resumo) e coloque na planilha de gastos mensais (a próxima).

Mensal 1

Substitua “Mês” no título pelo mês em questão.

Aqui está o primeiro modelo de organização mensal. Ele vai funcionar melhor para quem não tiver muitos gastos em cada categoria.

A ideia é que, inicialmente, você preencha com as entradas do mês (salário, vale alimentação, vale transporte…) A partir disso, ele automaticamente vai preencher o valor ideal a ser gasto com itens essenciais (70%) e o valor ideal a ser investido (30%), de acordo com os especialistas, mas sinta-se a vontade para ignorar isso se não fizer sentido para você!

Preencha suas entradas e as partes destacadas serão calculadas automaticamente!

Ao longo do mês, você vai acrescentando os gastos em cada categoria. Novamente, sinta-se a vontade para adaptar as categoriais para o que faz sentido na sua vida! No final, será calculado um resumo com os gastos em cada categoria (assim a gente pode analisar melhor onde o dinheiro está indo!).

Mensal 2

Esse segundo modelo mensal é legal pois já vai contabilizando, conforme você for adicionando os gastos, quanto você gastou. Fica BEM claro, então não dá pra dizer que, ops, não sabia que já tinha gastado tanto.

Preenchimento automático pra ficar BEM claro quanto gastamos!

Novamente, temos um espaço destinado às entradas e, em seguida, aos gastos. Aqui, o grande destaque é a divisão semanal. Você preenche as datas de cada semana e vai adicionando os gastos. Em CATEGORIA e PAGAMENTO, você escolhe dentre as opções disponíveis e será calculado automaticamente.

Preencha as datas de início e fim da semana. Em CATEGORIA e PAGAMENTO, aparecerão as categorias, basta selecionar.

Caso você troque as categorias, não esqueça de alterar a fórmula que calcula os gastos de cada categoria, como mostro abaixo:

Na fórmula da célula destacada, a palavra entre aspas deve ser o nome da categoria. Caso você altere a categoria em verde para “Farmácia”, por exemplo, você deve alterar a fórmula da célula ao lado também.

No final, temos novamente um resumo para ajudar na análise geral!

O resumo também necessitará de ajustes caso haja alteração nas categorias.

Mensal 3

O modelo mais simples! Basicamente uma lista de entradas e saídas.

E aqui está o último modelo mensal! A grande estrela aqui é a simplicidade, já que você só vai anotando os gastos, selecionando alguns itens (MOVIMENTAÇÃO e CATEGORIA) e deu! Não precisa se preocupar muito mais. Tanto entradas quanto saídas e investimentos estarão nesta lista, não separados.

Opções para selecionar que aparecem quando clicamos numa célula da coluna “Movimentação”.

Aqui, caso você troque as categorias, também será necessário alterar a fórmula que calcula os gastos de cada categoria, como expliquei anteriormente.

Espero que essa planilha ajude vocês!

Contem nos comentários se vocês são do meu time – os perdidos financeiros – ou se são dos reizinhos das finanças!

Muito obrigada pela leitura!

Beijos, Camila!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s